Nome mundial do agro dirige curso no Centro Tecnológico de Avicultura

Aves

23/05/2022

Publicado por Jean Paterno

Um dos grandes nomes do agronegócio mundial esteve em Cascavel para conduzir o curso A importância da água na avicultura, realizado no Centro Tecnológico de Avicultura, ambiente inaugurado em fevereiro durante o 34º Show Rural Coopavel. O professor Antonio Mario Penz Junior, diretor Global de Contas Estratégicas da Cargill, foi convidado para falar de um assunto considerado dos mais importantes para o bom desempenho da avicultura comercial.

Penz falou sobre reutilização diante da mais grave crise hídrica dos últimos cem anos, da importância fisiológica da água nos processos metabólicos das aves e fez comparativos de desempenho de lotes segundo a qualidade do líquido oferecido nas granjas. O uso de calhas e de cisternas para a captação da água das chuvas está entre os melhores dispositivos, conforme o professor, para a reutilização e para garantir mais segurança aos avicultores principalmente em épocas de forte estiagem. Penz abordou também sobre parâmetros químicos desejáveis para assegurar bons resultados à atividade.

Avicultores e corpo técnico do setor de fomento avícola da Coopavel foram orientados sobre pH, cloração e uso de produtos para estabilizar a água segundo os parâmetros técnicos recomendados. “A temperatura é outro dos fatores indispensáveis nesse negócio. A água não pode estar quente, e sim em uma temperatura agradável que estimule o consumo das aves”, disse Mario Penz, destacando estratégias para o resfriamento do líquido nos aviários. O uso de água de má qualidade derruba o desempenho dos lotes. Por outro lado, observar corretamente as orientações e fornecer água abundante, de qualidade e na temperatura certa, contribuem para conduzir os lotes ao melhor de sua performance.

Na prática

Com 50 anos de experiência profissional, o professor Penz falou também sobre análise de dados, comparativos de sanidade, doenças, ganho de peso e resultados. Os participantes tiveram acesso ainda a ensinamentos práticos, com demonstrações de técnicas simples para a correção do pH e cuidados para a cloração efetiva da água, além de aferições e apresentação de equipamentos. Penz falou do ORP, que faz medições do pH, cloro e temperatura de forma rápida e eficiente.

O Centro Tecnológico de Avicultura passa a ser um ambiente de treinamentos, demonstrações e lançamentos dos mais diferentes equipamentos e inovações para a avicultura, observa o gerente de Fomento Avícola da Coopavel, o médico veterinário Eduardo Leffer. O espaço vai ser utilizado o ano todo para educação continuada, difusão de novos conhecimentos, atualizações e conscientização buscando sempre a melhoria de resultados zootécnicos para a produção de frangos de corte.

Legenda: Avicultores e técnicos do setor avícola da Coopavel participaram do curso
Crédito: Assessoria