Coopernorte conhece a história e estruturas da Coopavel

Aves

09/08/2022

Publicado por Jean Paterno

Visita ao Espaço Impulso, hub de inovação do agro instalado no parque onde acontece o Show Rural Coopavel

Uma caravana formada por 25 líderes de áreas da Coopernorte (Cooperativa Agroindustrial Paragominense) esteve em Cascavel nesta terça-feira, 9, para conhecer sobre história, estrutura e áreas estratégicas de atuação da Coopavel. A recepção foi feita pelo presidente Dilvo Grolli, pelo coordenador geral do Show Rural Rogério Rizzardi e por gerentes de áreas.

Dilvo falou sobre a Coopavel, cooperativa fundada em 15 de dezembro de 1970, e sobre o atual número de sócios (6,5 mil) e de funcionários (7,5 mil). Com faturamento de quase R$ 5 bilhões em 2021, a Coopavel está entre as 15 maiores do Brasil. O presidente informou sobre a importância do cooperativismo para o Paraná, com cerca de 130 mil empregos diretos gerados e faturamento de R$ 154 bilhões no ano passado, e para o País.

Uma apresentação com dados do agro brasileiro e mundial chamou a atenção dos visitantes. Dilvo informou que em apenas 30 anos a produtividade de grãos no Brasil cresceu 370% e que, no mesmo período, a área plantada aumentou somente 95%. Ele destacou, entre as contribuições do cooperativismo, a agregação de valor a matérias-primas, o que faz do País, além de um grande exportador de grãos, um dos maiores do planeta na comercialização de proteínas.

O presidente da Coopavel lembrou do compromisso da Coopavel, das cooperativas e do agronegócio com a sustentabilidade. Com 60% do seu território preservado, o Brasil é o país mais verde do mundo, observou Dilvo, complementando: “A Amazônia é nossa e ela só está preservada porque está aqui. Caso estivesse em qualquer outro lugar do mundo, ela já estaria devastada”. O crescente potencial do Pará como grande produtor de commodities foi destacado pelo presidente durante o encontro.

Coopernorte

Oficialmente criada em 2011, a Coopernorte é a maior cooperativa de grãos do Pará. Com cem cooperados, ela está sediada em Paragominas, município de maior produção de commodities do estado. A predominância é de soja, milho, sorgo e milheto. “O agronegócio avança rápido no Pará e essa viagem técnica permite contatos valiosos, com líderes e técnicos responsáveis por fazer do Paraná uma referência nacional e mundial na produção de grãos e proteínas”, afirmou Diego Andrade, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB-Pará (Organização das Cooperativas do Estado do Pará).

Os líderes de áreas têm aprendido muito durante esta semana, com visitas, além da Coopavel, a outras cooperativas do Estado. “Estamos entusiasmados com o que as cooperativas fizeram aqui, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de regiões inteiras, como é o caso do Oeste do Paraná. Essa experiência será muito valiosa para os nossos próximos projetos”, conforme Diego.

As cooperativas do Pará, com a liderança da Coopernorte, começam uma nova etapa em seu processo de expansão. Os trabalhos de beneficiamento de arroz, feijão e transformação de milho em farelos e derivados já acontecem. O passo seguinte, segundo Diego, serão as integrações de suínos e peixes. O atual presidente da Cooperativa Agroindustrial Paragominense é o agropecuarista Bazílio Carloto. 

Na Coopavel, a caravana pôde conhecer a sede da cooperativa, indústria de fertilizantes, frigorífico de aves, moinho de trigo, além da área do Show Rural onde estão o Espaço Impulso (hub de inovação do agro), o Centro Tecnológico de Avicultura e a Unicoop (Universidade Coopavel).

Legenda: Recepção a líderes de área da Coopernorte nesta terça-feira
Crédito: Assessoria