Aprendizes conhecem sobre o papel e a importância da Coopavel e da inovação
Destaques
08/10/2024
Publicado por Jean Paterno
Mais de 70 jovens-aprendizes do Gerar, organização social que se dedica à inserção de jovens ao mercado de trabalho, estiveram dias atrás no Espaço Impulso e lá puderam conhecer mais sobre a Coopavel e a sua importância no cenário do agronegócio de Cascavel e do Oeste do Paraná.
Os alunos, de três turmas, foram recebidos por gerentes e por coordenadores de áreas da cooperativa. A Coopavel nasceu de uma necessidade de produtores rurais que, há mais de 50 anos, perceberam a força da cooperação no contínuo processo de fortalecimento de suas propriedades e, em consequência, do movimento agropecuário de Cascavel e da região.
Sempre atenta às tecnologias e à inovação, a Coopavel criou há quase 40 anos aquele que se transformaria em um dos maiores eventos técnicos do agronegócio mundial. O Show Rural se tornou uma vitrine para a disseminação de conhecimentos que, chegando ao campo, potencializam a produtividade de commodities indispensáveis para a economia do Oeste e do País.
Os aprendizes conheceram o conceito de hub e as conexões possíveis a partir do Espaço Impulso, destinado ao agro e resultado de parceria da Coopavel com o Itaipu Parquetec, que ao lado do Iguassu Valley são algumas das principais forças do ecossistema de inovação do Oeste do Paraná. Eles foram informados também sobre atividades do Centro Tecnológico de Avicultura e da Unicoop (Universidade Coopavel), entre outros.
A instrutora de Aprendizagem do Gerar, Rosangela Maria Lunardi, diz que os aprendizes ficaram animados com o que viram e ouviram na área do Show Rural. “Muitos têm conexões com o campo e ficaram felizes em perceber o quanto o setor evolui, levando a safras maiores e com mais qualidade”. O ambiente, considerado como um grande laboratório para o agro, permitiu reflexões sobre muitos temas debatidos em sala, principalmente quanto à sustentabilidade e à aplicação de recursos e soluções cada vez mais avançadas.
Os alunos estão matriculados em cursos como serviços administrativos, comércio, atacado e varejo e todos reconhecem a importância do agro na economia e no impulso a esses segmentos produtivos. “Essa foi uma experiência das mais valiosas, porque colocou os aprendizes diante de informações e da visualização prática do que o é e o que faz o agronegócio”, disse a instrutora.
Outro aspecto citado foi quanto à possibilidade de networking com outros alunos e também com pessoas ligadas ao dia a dia da Coopavel, acentuou Rosangela. O Gerar, Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional, desempenha as suas funções desde 2003.