Coopavel adere ao projeto Empresa Amiga do Autista

Destaques

11/04/2024

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Entrega do selo à representante da Coopavel, Rosane de Meira, durante lançamento, na associação comercial Crédito: Assessoria

A Coopavel é uma das empresas locais que aderiram a uma ação inédita em Cascavel e no Paraná. Com a adesão, a cooperativa se transforma em Empresa Amiga do Autista, ação lançada pela Acic em parceria com a Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel) e o Caut (Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Interesses dos Autistas de Cascavel). A Coopavel pediu 50 selos, que foram colocados em filiais no Oeste e Sudoeste e também em seu complexo industrial, além da sede.

“Agradecemos o gesto da Coopavel de prontamente somar forças com a gente. Todos são convidados a participar de um movimento que busca, a médio e a longo prazos, construir uma nova cultura de relação das empresas com os autistas e as suas famílias em Cascavel”, diz a vice-presidente da Acic para Assuntos da Educação, Silvana Borghelot Cordeiro. Abril é dedicado ao autista e os selos vão ser distribuídos, durante todo o mês, gratuitamente às lojas interessadas em integrar a campanha.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, parabenizou os parceiros pela iniciativa. “Essa é uma ação que merece todo o nosso respeito e admiração. A inclusão é uma necessidade e a nossa cooperativa é parceira de projetos como esse”. A Coopavel também distribuiu link do vídeo pedagógico elaborado pelos parceiros e especialistas com orientações sobre a correta recepção do autista e famílias no comércio, bem como enviou memorando sugerindo para que os gerentes apresentem o material ao máximo de colaboradores possível.

Local visível

Toda empresa que solicitar o selo à associação comercial é convidada a fixá-lo em local visível. A campanha foi iniciada no ano passado. Ao mesmo tempo em que as líderes desse movimento passaram a se manifestar mais amplamente sobre o tema, um vídeo especializado foi produzido e distribuído às empresas. Ali estão orientações simples e de grande impacto. O NAU (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo) também ajuda com dicas sobre mudanças para tornar o ambiente físico mais receptivo.

“São medidas como reduzir o volume do som interno da loja, diminuir a intensidade da luz e evitar o toque”, pontua Edilsa Fermo, presidente do Caut, que há 13 anos desenvolve atividades em favor do autista no município e que criou a primeira clínica-escola do Paraná sobre o Transtorno do Espectro Autista. “Esse selo é o auge de um sonho antigo e os frutos dessa parceria já aparecem, com o crescente envolvimento das pessoas com o assunto”, acentua a presidente da Amac, Samantha Sitnik. O link do vídeo, indicado aos colaboradores das empresas, é HTTPS://YOUTU.BE/GEA5DBUTWCE?SI=7FNJSJETLC3AHMND .