Coopavel orienta sobre prevenção ao câncer de próstata

Destaques

12/11/2020

Publicado por Jean Paterno

A exemplo do que faz em outubro na prevenção ao câncer de mama, a Coopavel intensifica ações orientativas sobre câncer de próstata durante o mês de novembro. A enfermeira Giane Quinhones Dalla Costa informa que ações preventivas são realizadas durante todo o ano com os colaboradores, mas são ampliadas nos meses especialmente dedicados ao combate dessas doenças. O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens e exige cuidados devido à sua letalidade.

Os funcionários recebem informações sobre o que é, como prevenir e como buscar ajuda caso perceba alguma anormalidade. Em parceria com a Unimed, o setor Médico da Coopavel vai realizar uma palestra no dia 23 de novembro, com início às 14h, no auditório do Moinho de Trigo. “Contaremos com a presença de um especialista em assuntos ligados ao câncer que aprofundará informações sobre prevenção”, informa a enfermeira Giane.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, os mais diferentes tipos de câncer vão levar à morte 68,5 mil brasileiros em 2020. Desses, 15,5 mil perderão a luta contra o de próstata. “Realmente, são números bastante preocupantes. E, por isso, reforçamos a importância de todos em dar a devida atenção a esse assunto”, ressalta Giane. No Brasil, o de próstata é o segundo mais frequente, perdendo apenas para o de pele não melanoma.

Silencioso

A exemplo de outros tipos, o câncer de próstata também é silencioso em suas fases iniciais. Não há sintoma. E quando surgem os primeiros sinais geralmente são semelhantes ao da expansão benigna da próstata. Os sintomas mais comuns são dificuldades de urinar e vontade de urinar com mais frequência. Quando o estágio já está mais avançado, o doente pode sentir dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Essas características, principalmente nas etapas iniciais da doença, fazem com que os médicos recomendem exames de detecção precoce. Os primeiros são o toque retal e o exame de sangue, destinado a avaliar a dosagem do antígeno prostático específico, conhecido por PSA. As investigações podem ser feitas também por exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. A grande maioria dos casos, 75%, ocorre em pacientes com mais de 65 anos. Mas os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos.

O que é?

A próstata é uma glândula que só o homem tem e fica na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, em formato de maçã situado abaixo da bexiga. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen liberado durante o ato sexual. Quando surgem, há tumores que se desenvolvem e se espalham rapidamente, podendo levar a óbito. A maioria, entretanto, cresce lentamente e será detectada sem maiores riscos ao paciente.