Coopavel vai premiar os melhores da suinocultura

Destaques

09/01/2024

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Neuza e Ademir venceram como os melhores criadores de 2023
Crédito: Assessoria

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, acontecerá a premiação dos melhores integrados da suinocultura da Coopavel no exercício de 2023. A confirmação dos cinco melhores e a entrega da premiação será às 14h no setor da pecuária com a presença de diretores da área de Fomento de Suínos da cooperativa e convidados.

O casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, ficou em primeiro lugar; Ilair Alves de Morais, Matelândia, ficou em segundo, Edgar Koning, de Toledo, em terceiro, Bruno Miguel Arenhart, de Cascavel, em quarto e Edinaldo Dufek/Debora Cristina Domiciano, de Corbélia, ficaram em quinto lugar.

O veterinário Gustavo Bernart informa que o resultado do primeiro colocado foi de 1,769 (melhor lote de 2023) – a média do ano foi de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%. “Estamos muito felizes com o resultado e impressionados com o desempenho de todos. Nossos parabéns ao casal vencedor”, diz Gustavo. A premiação será feita com troféus e eletrodomésticos.

Apoio familiar

Ademir e Neuza Oldoni, donos de uma pequena propriedade rural na localidade de Alto Bom Retiro, em Cascavel, contam sobre sua trajetória na suinocultura: “Nossa história com a atividade começou ainda com os nossos pais. Quando casamos, resolvemos seguir com a suinocultura e a avicultura. Como tínhamos pouca terra então precisávamos fazer algo que desse lucro em pouco espaço. São mais de 30 anos dedicados a essas atividades. Trabalhar com suínos é algo muito bom e que amamos fazer.

Trabalhamos em família e nossa rotina começa cedo e não temos hora para acabar. Essas são atividades que exigem dedicação, tempo e muita atenção. Não tem domingo nem feriado. Como nosso sistema é tratar os suínos manualmente, precisamos ter uma rotina e não podemos falhar nos horários. Gostamos muito de trabalhar com a Coopavel porque temos total apoio dos profissionais veterinários, técnicos e agrônomos. Agradecemos muito a Deus por estar nessa atividade que é uma dádiva. Sentimo-nos honrados de produzir alimentos para saciar a fome das pessoas”.