Cooperadas participam de ações especiais de prevenção ao câncer

Destaques

25/10/2023

Publicado por Jean Paterno

Programação de palestras desenvolvida pela Cooperelas segue até o próximo dia 31 de outubro

Legenda 2: Gastrotalk com profissionais da Gastroclínica, uma das clínicas médicas mais reconhecidas do Paraná  Crédito: Assessoria

Um grande número de cooperadas e filhas de agricultores participa, neste mês de outubro, de uma programação especial de orientação e prevenção ao câncer. As atividades são organizadas pela Cooperelas, movimento de cooperadas e colaboradoras da Coopavel criado para fortalecer a participação da mulher no dia a dia da cooperativa e nos assuntos do agronegócio. As palestras e workshops integram ações especiais o Outubro Rosa, mês dedicado ao combate ao câncer de mama.

A programação é desenvolvida ao longo deste mês em municípios estratégicos geograficamente e conta com a participação de mulheres associadas de unidades próximas. “Alcançamos todas as filiais do Oeste e Sudoeste. Levamos conteúdo de qualidade para alertar sobre um assunto dos mais importantes para a comunidade feminina”, destaca o gerente de Recursos Humanos, Aguinel Waclawovsky.

As atividades foram realizadas nos dias 10 de outubro em Céu Azul, 17 em Santa Izabel do Oeste, 19 em Cascavel, 24 em Ibema e nesta quarta, 25, em Pato Branco. Amanhã, quinta, 26, será em Espigão Alto do Iguaçu e no dia 31 em Corbélia. “Levar conhecimentos para o produtor rural e à sua família produzir mais e viver com mais qualidade de vida, e também informações para que eles tenham mais saúde, para uma vida mais feliz e mais produtiva, é compromisso da Coopavel”, ressalta o presidente Dilvo Grolli.

Gastrotalk

Em Cascavel, com a participação de 133 mulheres, as cooperadas ouviram sobre cooperativismo e sua importância com o gerente de filiais Oeste Roberto Painelli. O auge foi a atividade chamada de Gastrotalk: Papo de Mulher, com especialistas da Gastroclínica. “A qualidade dos conteúdos apresentados foi excelente. As mulheres presentes puderam entender com mais profundidade sobre prevenção, cuidados e também tratamento do câncer”, informa Tábita Paraizo, da Unicoop, a Universidade Coopavel.

As orientações, no talk, foram repassadas pela ginecologista e obstetra Bárbara Marciniak, fisioterapeuta pélvica Marcieli Schuster, nutricionista oncológica Raquel Dreher, enfermeira oncológica Bruna Mateus e pela psicóloga clínica Yáskara Meulan. Durante a programação houve também sorteio de brindes e confraternização entre as participantes.

Legenda: Abertura dos trabalhos no auditório da sede, em Cascavel Crédito: Assessoria