“Cooperativismo é um modelo de vida e prosperidade compartilhada”

Cooperativas

23/08/2023

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Filha e mulher de agricultores, Helda falou nesta quarta a mulheres cooperadas
Crédito: Assessoria

O nosso DNA é cooperativista foi o tema de palestra da consultora, escritora e empresária Helda Elaine dirigida a mulheres que visitaram nesta quarta-feira o Show Rural Coopavel de Inverno. Dona de uma trajetória de vida inspiradora, Helda disse que cooperar é um negócio de todos. “É meu, é seu é de todos. A vida é cooperativista por natureza, porque em essência ela resulta da cooperação de dois estranhos que geram o maior presente em uma relação entre homem e mulher, que são os filhos”.

Para um público formado por cooperadas de vários municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, Helda falou que o Paraná é um estado que deve muito ao cooperativismo. “O que seria de Cascavel e do Oeste sem a Coopavel e de suas cooperativas, que tantos empregos, oportunidades e desenvolvimento geram”, questionou a palestrante. O sistema cooperativista do Paraná é o maior do Brasil e um dos mais admirados do mundo. Recentemente um estudo de um radar mundial do agronegócio colocou 11 das cooperativas do Paraná entre as 300 maiores do mundo.

Helda falou sobre a importância das escolhas e a forma de ver o mundo. “E a sua maneira de perceber as coisas faz toda a diferença”, disse a consultora para falar das desculpas mais comuns empregadas por homens e mulheres. As dos homens são a falta de tempo e o fato de estar cansado. E as das mulheres, por sua vez, são a dor de cabeça e a ausência de algum compromisso por não ter roupa. “As desculpas mais danosas são aquelas que damos a nós mesmos e que têm o poder de nos paralisar”. Um dos caminhos para a felicidade é aprender com as crianças que estão sempre prontas e dispostas a tudo, sugeriu a palestrante.

Ao se anunciar uma mulher feliz, Helda comprovou que a forma de enxergar o mundo é um ingrediente poderoso para uma vida mais completa e de realizações. “Você prefere enxergar os defeitos ou as qualidades das pessoas?”, questionou ela, para afirmar que tem um marido, uma família e amigos sem defeitos. “Passe a não procurar problemas no seu marido, veja as qualidades dele, as mesmas que você tanto admirava antes de casarem. Se procurar defeitos vai encontra-los e trocará a felicidade e a paz na relação por uma vida infeliz e conturbada”, afirmou a palestrante.

As pessoas, segundo Helda, precisam aprender a se valorizar e a comemorar as suas conquistas. “É fácil perceber o quanto se tem e o seu valor”. A professora também perguntou às cooperadas se a família está criando sucessores ou herdeiros. “Envolva seus filhos no cotidiano da propriedade, porque aos poucos eles vão criar gosto pela atividade e vão honrar o patrimônio da família. O herdeiro, por outro lado, é aquele que recebe uma herança e não sabe o que fazer com ela, e geralmente não lhe dá o devido e merecido valor”.

Transformação

Com uma folha de papel nas mãos, Helda mostrou como é possível transformar sua vida e pavimentar uma história de sucesso e felicidade. A folha, com poucos movimentos, virou um chapéu, o chapéu da responsabilidade de cooperar. Com outros poucos a mesma folha virou um barco, o barco da sua vida, disse Helda, o mesmo que precisa ter você como timoneiro nos dias belos e naqueles de tempestade. Com outras poucas dobraduras, a mesma folha virou uma camisa estampada com a logomarca da Coopavel. “Essa é a camisa da sua família, da sua cooperativa e da sua felicidade”, destacou ela.