Durante visita de comitiva, Dilvo cita o potencial agropecuário de Rondônia

Destaques

07/02/2022

Publicado por Jean Paterno

Agropecuaristas ligados a algumas das principais cooperativas de Rondônia, região Norte do Brasil, estiveram em Cascavel, nesta segunda-feira, para participar da 34ª edição do Show Rural Coopavel. Eles foram recebidos pelo presidente Dilvo Grolli e pelo coordenador geral Rogério Rizzardi.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Rondônia, Salatiel Rodrigues, disse que visitar o Show Rural é como entrar em uma universidade a céu aberto. “O melhor da tecnologia está aqui e este evento nos inspirou a realizar algo parecido em nosso estado, a Rondônia Rural Show”, que chega à sua nona edição.

Dilvo falou de características que fazem de Rondônia uma grande fronteira agrícola. “Se vocês equilibrarem a produção agrícola com a pecuária, em dez anos serão uma das principais potências agropecuárias do Brasil”, afirmou Dilvo. O presidente da Coopavel lembrou do processo de colonização daquela região, formada basicamente por sulistas. “Estávamos, aqui no Oeste do Paraná, no entroncamento de duas picadas que levaram milhares de agricultores daqui para esse estado de terras tão férteis e de tantas possibilidades”.

Números

O presidente da Coopavel apresentou alguns números que mostram a força do agronegócio brasileiro. Nos últimos três anos, a produção de grãos cresceu 20% no País. E em três décadas ela avançou de forma surpreendente. As principais culturas, soja e milho, cresceram em produtividade 392% contra 90% da ampliação de novas áreas agrícolas. A média é de 5,2% ao ano.

Com o suporte de gráficos, Dilvo falou do potencial da América do Sul como maior produtora de soja do mundo, que pode chegar a 210 milhões de toneladas. O planeta, atualmente, produz 375 milhões. Ele citou também sobre a produtividade do milho no Show Rural, sinalizando para os efeitos da inovação e da pesquisa nessas culturas. A média brasileira é de 5,6 quilos por hectare e no evento há empresas com híbridos acima dos 16 mil quilos.

Ao citar obras de infraestrutura e da inserção de Rondônia no contexto, Dilvo Grolli falou da urgência de novos investimentos principalmente em modais de transporte, como o ferroviário – que terá avanços importantes nos próximos anos. A importância do Brasil como o país mais verde do mundo foi citada por Dilvo ao informar que mais de 60% do território brasileiro está preservado. O presidente da Coopavel agradeceu a visita da comitiva de Rondônia e destacou que a troca de conhecimentos é um dos melhores caminhos para a prosperidade compartilhada.

Legenda: Dilvo em recepção à comitiva de Rondônia
Crédito: Assessoria