Embrapa lança amanhã novas cultivares de feijão no Show Rural Coopavel

Destaques

07/02/2022

Publicado por Imprensa Embrapa

A Embrapa Arroz e Feijão lança amanhã, dia 8, Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR) as variedades BRS FC310, de feijão comum, grão carioca, e a BRS FS311, de grão especial, tipo rajado (creme com rajas vermelhas). Confira mais informações sobre os lançamentos.


BRS FC310 – Cultivar de feijoeiro-comum, com grãos do tipo carioca, que apresenta ciclo semiprecoce (75-84 dias), excelente arquitetura e resistência moderada às bacterioses importantes à cultura do feijoeiro: antracnose, crestamento bacteriano, ferrugem e murcha por curtobacterium, um diferencial entre as cultivares existentes no mercado. Os fatores agronômicos deste ativo, associados às suas características de qualidade comercial e nutricional, tornam essa cultivar uma opção aos produtores de feijão, em especial para o cultivo na safra e safrinha da Região Centro-sul do Brasil. A cultivar BRS FC310 apresenta um potencial de produtividade de 3500 kg/ha, ciclo de desenvolvimento semiprecoce (75-85 dias) e destaca-se pela moderada resistência às principais doenças que acometem a cultura, antracnose, ferrugem, crestamento-bacteriano-comum e murcha de Curtobacterium, sendo moderadamente suscetível à mancha-angular e à murcha de Fusarium, com arquitetura ereta e excelente qualidade comercial e nutricional dos grãos. É recomendada para cultivo em 19 estados brasileiros

BRS FS311 – Cultivar de feijoeiro-comum do grupo rajado com alto potencial produtivo, grãos graúdos e aspecto visual adequado ao padrão de grãos rajados. Apresenta ainda ciclo semiprecoce, moderada resistência à antracnose e ao fusarium oxysporum e arquitetura ereta, que confere possibilidade de colheita mecânica direta. Esse produto diferenciado pode ser de interesse a produtores e indústrias, nacionais e internacionais, que buscam um produto de alto valor agregado. Com base no seu desempenho, a cultivar BRS FS311 é indicada para semeadura nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Bahia e Espírito Santo na época de cultivo das águas e inverno; e nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul nas épocas de cultivo das águas e seca. A cultivar BRS FS311 apresenta potencal de produtividade de 3493 kg/ha, ciclo de desenvovimento semiprecoce (75-85 dias), tem como destaques a arquitetura ereta e a excelente qualidade comercial, com grãos maiores e aspecto visual adequado para o padrão rajado, além da resistência à antracnose e moderada resistência à murcha de Fusarium.

Texto: Henrique de Oliveira (MTb/GO 1.960)

arroz-e-feijao.imprensa@embrapa.br

Assessoria de Imprensa no Show Rural

Jornalista: Lebna Landgraf

(43) 99993-6967 – soja.imprensa@embrapa.br

Confira mais informações: www.embrapa.br/showrural