Missa marca os 11 anos do moinho da Coopavel

Cultivares

13/12/2023

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Celebração aconteceu terça à tarde na área industrial da cooperativa

Na sexta-feira, 15, outra celebração vai comemorar os 53 anos de fundação da cooperativa

Uma missa no fim da tarde da última terça-feira, 12, marcou o aniversário de 11 anos de atividades do Moinho de Trigo da Coopavel, implantado no completo industrial da cooperativa. A missa foi celebrada pelo padre etíope Tamrat Markos Mitore e contou com a participação de diretores, gerentes de filiais e unidades e colaboradores.

O padre destacou a importância do trigo para a história da humanidade e de sua utilização na fabricação de produtos largamente consumidos. “Vamos lembrar os atuais e também de todos os funcionários que, ao longo dos anos, deram sua contribuição para essa empresa crescer e ser um sucesso”. Padre Tamrat destacou também o papel social de uma cooperativa, por gerar empregos e oportunidades às pessoas.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, agradeceu a todos que constroem a história do moinho, uma das 14 indústrias da cooperativa e que fazem dela uma das 20 maiores do segmento no País. Dilvo pediu a todos que refletissem e agradecessem pela sua vida, pela chance de integrar uma equipe e um projeto tão importante para a sua região. “Hoje é um dia especial, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, que abençoa e protege esse empreendimento”. No ofertório foram apresentados produtos derivados do trigo.

O moinho

Implantar um moinho na área industrial era um antigo projeto da diretoria da Coopavel. Os primeiros estudos começaram em 2008 e o início das atividades aconteceu em 12 de dezembro de 2012. Recentemente, a estrutura foi ampliada e a atual capacidade chega a 700 toneladas de moagem/dia, ou de 15 mil toneladas por mês, ou ainda de 200 mil toneladas/ano.

O Moinho de Trigo da Coopavel fornece farinha para estados das regiões Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. O Paraná, com a possibilidade de ampliação em 100% das áreas dedicadas à cultura apenas no Oeste e Sudoeste, poderá em breve consolidar sua liderança na produção tritícola nacional. Os estados do Sul respondem por 90% da produção brasileira do grão, que na safra de 2023 superou as dez milhões de toneladas. O Moinho da Coopavel é uma das estruturas que fazem da região Oeste do Paraná o principal polo moageiro nacional.

Legenda 2: O presidente Dilvo falou da importância do moinho para a Coopavel e região
Crédito: Assessoria