Palestra de abertura da Sipat 2023 dá dicas preciosas a vida feliz e produtiva

Cooperativas

17/05/2023

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Primeira palestra foi realizado no auditório da sede da Coopavel Crédito: Assessoria

Entender e incorporar pequenos hábitos podem fazer enorme diferença na vida de qualquer um. A mudança depende apenas da vontade de mudar e a felicidade se aloja nas pequenas coisas, naquelas ignoradas pela maioria das pessoas. “Por isso, não espere para viver e ser feliz. Não espere o pior acontecer para começar a viver de verdade”, esse foi um dos recados de Antônio Carlos Pereira durante a palestra de abertura da Sipat 2023, a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Coopavel, na tarde da última segunda-feira.

Para um público formado por diretores, gerentes e colaboradores da cooperativa, Antônio disse que a família é um bem sagrado e deve ser o alicerce de uma vida plena. “Melhor que ter para onde ir é ter para quem voltar”, afirmou ele, dizendo que perde tempo precioso aquele que joga a sua felicidade sempre para o próximo projeto ou para a próxima conquista material.

Mas o que é e onde está a felicidade, perguntou ele, para responder o seguinte: depende a quem a questão é apresentada e de suas necessidades e carências no momento. Para quem tem sede, a felicidade está em um copo d´água; a quem tem fome, em um prato de comida, e àquele carente de amor está em se aproximar de Deus e das pessoas que lhe querem bem. Descobrir o que realmente importa é uma das maiores conquistas que uma pessoa pode alcançar em sua existência. “É preciso se afastar da angústia, da depressão e do medo, sentimentos que encarceram a alma”.

Mudar não é um exercício tão simples para boa parte das pessoas. Muitos, para dar uma guinada na vida, precisam enfrentar um choque de realidade. “É comum encontrar aqueles que são mal-agradecidos, que não convivem fraternalmente e são incapazes de distribuir sorrisos e gentilezas. Não dê ao outro o lixo do seu tempo e muito menos dê ao outro, principalmente a quem você mais ama, o restinho de sua paciência”, sugeriu Antônio. É gratificante também, acentuou ele, cuidar corretamente de sua vida pessoal, emocional, financeira e espiritual. “É só querer e o seu ambiente se transforma em um lugar de paz, alegria e esperança”.

Qualidade de vida

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, disse na abertura da Sipat que segurança é qualidade de vida, principalmente no ambiente de trabalho. Em artigo elaborado e dirigido aos colaboradores, Dilvo afirma: “A arte de produzir mudanças significativas e produtivas não pode colocar em risco o maior patrimônio da Coopavel e da sociedade, que é a vida de todos”.

O líder, segundo o presidente Dilvo, precisa ter a capacidade de entender que energizar e conquistar o comprometimento das pessoas de sua equipe é criar um ambiente de segurança, no qual todos sintam-se engajados e capazes de realizar o seu trabalho de forma eficaz. O sucesso da Coopavel está na força dos colaboradores”. Atualmente, a cooperativa tem 7,2 mil cooperados e quase 8 mil funcionários distribuídos por 33 unidades em 24 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Programação

A Sipat 2023 se estende por toda a semana – 15 a 19. A programação é ampla e reserva, entre outras, palestras sobre Prevenção ao assédio, Segurança Viária, Qualidade de Vida, Saúde Mental e Orientações Nutricionais. Também ocorrem exposições de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), Teatro Musical e Ginástica Laboral. “Estamos muito animados com o envolvimento de todos, porque essas são atividades que levam orientações para melhorar continuamente a qualidade e a segurança no ambiente de trabalho”, observa o engenheiro de Segurança Itamar Cassol.

Legenda: Antônio fez a palestra de abertura da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Crédito: Assessoria