Projeto inédito da Credicoopavel leva educação financeira a mulheres

Cooperativas

25/06/2024

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Um dos grupos já envolvidos no projeto
Crédito: Assessoria

A pós-modernidade abriu um enorme leque de possibilidades a quem procura por novas informações e conhecimentos. As novas ferramentas de comunicação facilitam acesso aos mais diferentes conteúdos, mas as salas virtuais ainda não superam a experiência de estar em um ambiente físico e de sentir a atmosfera que toma conta do compartilhamento de saberes em tempo real.

É isso o que vivenciam a Credicoopavel e o Cooperelas a partir de um projeto criado no ano passado. O convite da filial de Espigão Alto do Iguaçu, que receberia em abril de 2023 o encontro de mulheres cooperadas, abriu um desafio e uma nova oportunidade para a Cooperativa de Crédito Rural da Coopavel falar sobre educação financeira e, ao mesmo tempo, levar informações sobre serviços e produtos por ela disponibilizados.

“Não tínhamos nada parecido com isso, que ensinasse mulheres sobre os mais diferentes assuntos do mundo financeiro. Assim, surgiu a ideia de elaborar um projeto que pudesse suprir essa carência”, informa a gerente de Relacionamento para as filiais de Ibema, Catanduvas, Campo Bonito e Guaraniaçu, Alana Andrade, que há nove anos atua na Credicoopavel. Além de um roteiro guia para as palestras agendadas, optou-se pela gravação de um vídeo de apoio, que ganhou reforço da gerente de Relacionamento da filial de Cascavel, Erica Krupiniski.

Simplicidade

O vídeo segue a mesma linha que consagra os encontros presenciais. “Acertamos ao empregar linguagem simples e com abordagem pouco técnica, porque isso facilita a compreensão da mensagem”, pontua Alana, que é formada em Gestão Comercial e pós-graduada em Gestão de Cooperativas de Crédito. Durante o encontro com as cooperadas, que ela prefere chamar de bate-papo, são trabalhadas organização de pagamentos, financiamentos, orçamento familiar, custos fixos e variáveis, diferença entre poupança e aplicação e importância de separar a gestão da casa e da propriedade.

Alana lembra que as cooperadas deixaram de ser coadjuvantes e ocupam funções de responsabilidade e prestígio no campo. “Muitas fazem a gestão e decidem até sobre investimentos. Por isso, quanto mais elas souberem, melhor”. Com média de 18 participantes por encontro, a palestra Técnicas de Organização Financeira para Mulheres já passou pelas unidades de Espigão Alto do Iguaçu, Ibema, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu. Nas próximas semanas, o conteúdo será levado a cooperadas e filhas de associadas dos municípios de Iguatu, Pato Branco, Vitorino, Bom Sucesso, Cascavel (Sede Alvorada e Rio da Paz), Santa Tereza do Oeste e Catanduvas.

Legenda: As palestras são destinadas unicamente a mulheres Crédito: Assessoria