Segurança hídrica integra a Sanepar, IDR-PR e Coopavel

Destaques

25/03/2024

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Trinta e cinco profissionais ligados à Sanepar participaram Crédito: Assessoria

Em 1993, a Organização das Nações Unidas estabeleceu a data de 22 de março como o Dia Mundial da Água. Desde então, inúmeras ações e projetos são realizados em vários lugares do mundo para lembrar as pessoas sobre a importância dessa substância para a vida e para o planeta. A comemoração é intensa também no Brasil.

Para lembrar a data, Sanepar, IDR-Paraná e Coopavel realizaram uma atividade especial dedicada à proteção desse recurso tão indispensável. As entidades uniram forças para realizar um treinamento sobre segurança hídrica, realizado no Espaço Impulso, hub de inovação para o agronegócio inaugurado em fevereiro de 2022 no parque do Show Rural Coopavel, na área do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

Durante três dias, 35 profissionais da Sanepar, de todo o Estado, participaram da capacitação. A parte prática e didática foi apresentada no primeiro dia por meio de uma maquete que mostra a importância da conservação de solos e águas. As informações foram repassadas por profissionais do IDR-Paraná que destacaram a necessidade de diminuir riscos tanto ambientais quanto da saúde da família na propriedade ou na comunidade.

A maquete chamou atenção para o ciclo da água sem preservação e o resultado da má conservação. E, no contraponto, o ciclo da água com preservação e ações apropriadas para tanto, como a conservação de matas ciliares, o sistema de tratamento de efluentes domésticos para as propriedades rurais e a proteção de nascentes, com o passo a passo para a instalação. “Esse é um trabalho de grande impacto devido aos resultados capazes de alcançar”, pontua o coordenador do Show Rural, o engenheiro agrônomo Rogério Rizzardi.

Conservação

O trabalho de manejo e conservação de solos e água também foi abordado durante o encontro, demonstrando a importância da proteção dos pontos de recarga para o lençol freático. Isso pode ser feito por meio de boas práticas de manejo, como a cobertura permanente do solo, rotação de culturas, recuperação das APPs (Área de Preservação Permanente) e manejo adequado da fertilidade do solo, entre outras.

Segundo o gerente regional do IDR-Paraná em Cascavel, Lindomir Pezenti, essas ações fazem parte de projetos executados pelo IDR-Paraná no campo, como a proteção de nascentes, saneamento rural e boas práticas agrícolas de manejo e conservação de solos e água visando a produção sustentável e a proteção da água para consumo. “O Dia Mundial da Água é uma data importante, que exige reflexão sobre as ações humanas, trabalhos e ações impactantes de educação ambiental. Essas parcerias, com a Sanepar e a Coopavel, reforçam essa preocupação”, conforme Lindomir.

Experiências ricas

Para o gestor de Treinamento Operacional da Sanepar, Rubens Rufine, a parceira e as orientações recebidas no treinamento trouxeram experiências extremamente ricas e espetaculares para os multiplicadores da Companhia de Saneamento do Paraná inscritos na capacitação. Já o analista de Processos Organizacionais, Luiz Antônio Lopes, afirma que o negócio da Sanepar é água e que com o trabalho feito na parceria há benefícios à sociedade e aos produtores rurais, redundando em um produto de qualidade e quantidade aos processos produtivos.

Ano todo

A engenheira ambiental e gerente de Meio Ambiente da Coopavel, Lucimar Novaes da Silva, também participou do treinamento e fez uma explanação sobre o trabalho da Coopavel. Lucimar frisou, por exemplo, que o Show Rural não se restringe a apenas cinco dias, mas ao ano todo. “É um local para treinamentos e demonstrações como essa capacitação, que oportuniza a todos o conhecimento do local e dos trabalhos da cooperativa, que tem a preservação dos mais diferentes recursos como compromisso em sua trajetória de 53 anos”.

De acordo com a equipe do IDR-Paraná de Cascavel, o espaço criado no Show Rural Coopavel para trabalhos em parceria com a Sanepar serve de referência a todo o Estado. “Nossos técnicos trabalham há muitos anos em programas de manejo de solo e água, buscando melhorar a qualidade e a produtividade das propriedades rurais. Atuamos também em prol da recarga de lençóis freáticos e cobertura do solo com enfoque na infiltração da água, evitando o escorrimento superficial”, observa Lindomir Pezenti.

Legenda: Área do Show Rural: logo no início da imagem, região gerida pelo IDR no parque Crédito: Assessoria