Show Rural é vitrine para a ovinocultura do Paraná

Animais

18/01/2024

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Os ovinos da raça Dorper têm origem sul-africana e podem chegar a 33 quilos em período de 100 a 130 dias
Crédito: Divulgação

Uma das importantes vitrines da ovinocultura do Paraná, com potencial para contribuir regionalmente com a expansão de uma atividade praticada há muitos anos em várias regiões do Sul e do Brasil. É assim que define a participação da Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos) na 36ª edição do Show Rural, o presidente da entidade Pedro Rocha de Abreu Filho.

A Ovinopar vai participar, de 5 a 9 de fevereiro, pela terceira vez de um evento que desde 2016 abre espaço nobre para o melhor da genética pecuária de bovinos. “A parceria com a Associação de Criadores de Ovinos traz a Cascavel o melhor de raças consagradas e que tem tudo para estabelecer aqui uma região emergente para essa atividade econômica”, observa o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Pedro informa que nessa edição serão dez raças presentes. São elas: Dorper, White dorper, Texel, Ilê de France, Poll Dorset, Suffolk, Texel NC, Santa Inês, Hampisheire Down e East Frisian. Quinze criadores, alguns dos maiores e mais renomados do Estado, estarão participando, diz o presidente da Ovinopar, animado com as possibilidades que o terceiro ano dessa parceria com o Show Rural, que é referência para o agro no mundo, traz ao segmento.

Durante a 36ª edição, a área de ovinos realizará o ranking paranaense e também o ranking da Abcdorper para as raças Dorper e White dorper. O setor de pecuária da feira conta com uma das melhores estruturas físicas para eventos similares em todo o Brasil. “Convidamos todos a participar e a prestigiar o melhor da genética de ovinos e também de bovinos”, reforça o médico veterinário do Fomento Pecuário da Coopavel, Augusto Mezzom.