Startup apresenta tecnologia para pulverização localizada de herbicidas

Destaques

06/02/2024

Publicado por Jean Paterno

Legenda: O engenheiro Felipe Luiz de Lemos Nobre Crédito: Assessoria

Produtores podem economizar até 90% dos recursos de pulverização com a utilização de tecnologia em suas propriedades

O Show Rural Digital é um celeiro de novidades que agrupa empresas e startups dedicadas a trabalhar com o perfil da inovação. A AVant Sementes & Drones é uma das expositoras desse espaço que está apresentando soluções para facilitar e reduzir os custos do produtor e ajudar no seu trabalho. Os visitantes são atendidos pelo sócio fundador da empresa, o engenheiro Felipe Luiz de Lemos Nobre, que fala de dois grandes produtos, a Pulverização Localizada de Herbicidas (PLH) e o Monitoramento de Lavouras com Drones (MLD). 

Em 2022, foi lançada a startup AVant Monitoramento com Drones, com um processo exclusivo, que é premiado dentro do sistema do Iguaçu Valley com o 1º lugar no Radar da Inovação daquele ano. Em 2023 ficaram entre os três finalistas do segmento no Summit do Iguassu Valley. Os destaques se devem ao fato de serem uma empresa que desenvolveram todo o passo a passo da tecnologia que usam no campo. “Somos uma empresa do agro que traz tecnologias para o agro”, destaca Nobre. 

Com a Pulverização Localizada de Herbicidas (PLH), Nobre garante que é possível reduzir acima de 90% o uso de herbicidas, diminuindo o impacto ambiental, reduzindo custos e melhorando a eficiência no controle de plantas daninhas. 

“Nós georreferenciamos as plantas daninhas uma a uma, olhando o campo inteiro do produtor através da imagem do drone e geramos um mapa de pulverização localizada, onde a AVante mesmo instala no pulverizador terrestre do produtor, podendo ser também um drone de pulverização se o produtor preferir. E um dos grandes benefícios e aplicabilidades práticas que nós oferecemos é que o produtor não precisa comprar nenhum equipamento e nem fazer nenhum treinamento ou capacitação com a sua equipe, porque toda a parte mais complexa do processo nós fazemos e nós mesmos instalamos na máquina do produtor”, explica o sócio da empresa. 

A outra solução que a AVant oferece é o Monitoramento de Lavouras com Drones (MLD),  onde fazem voos numa escala que varia entre 7 a 12 dias, monitorando as áreas do agricultor. O envio das informações que auxiliam nas tomadas de decisão sobre as ações e o momento correto para que estas possam ser tomadas e corrigidas, de forma fácil e rápida é feito de forma simples, o cliente recebe o PDF em tamanho A4 no WhatsApp, onde pode compartilhar com todas as pessoas que o produtor desejar. “Isso atende desde as pessoas mais leigas, até os mais técnicos. E para o técnico de campo vem o nosso segundo entregável, que é o PDF georreferenciado, o qual pode ser salvo para uso online ou para navegar sobre o mapa lá no campo quando estiver offline”, acrescenta Nobre.

Para saber mais sobre as possibilidades de diminuir custos com o monitoramento da propriedade, o atendimento da AVant segue durante o horário de atendimento do Show Rural Digital até a próxima sexta-feira.