Pitch Celepar dá espaço a startups e empresas inovadoras

Inovação

11/02/2022

Publicado por Jean Paterno

Pitch Celepar dá espaço a startups e empresas inovadoras

Objetivo era trazer soluções inteligentes para problemas de diferentes áreas

A 3ª edição do Pitch Celepar, no Show Rural Digital, contou com a participação de 14 startups, avaliadas pelo grau de inovação, aplicabilidade, potencial de mercado, composição da equipe e viabilidade financeira durante o pitch.

O evento teve início com a fala de Erica Marques, sócia-fundadora da Sprint XP/Comunidade Xperts, que trouxe a metodologia do Design Sprint como forma de solucionar problemas de forma criativa e rápida.

“O Design Sprint é uma metodologia Google para o desenvolvimento de projetos inovadores, juntando Design Thinking e métodos ágeis. Em cinco dias você consegue alinhar as informações sobre essa problemática e, com isso, consegue um projeto de desenvolvimento de ideias, trazendo soluções”, explica Erica.

A avaliação dos participantes foi feita por banca composta por Leandro Moura, diretor-presidente da Celepar; João Luiz Marques Guimarães, diretor de Mercado e Inovação da Celepar; Anaide Inês Holzbach, diretora Regional da Assespro; Erica Marques e Mayara Puchalski, diretora Administrativa e Financeira do Fomento Paraná.

“A Celepar, por ser um órgão do Governo, traz muita visibilidade para as startups. Na edição anterior do Show Rural Coopavel já fizemos um Pitch Celepar, e a ideia é realmente dar voz às startups, principalmente mostrando suas soluções para órgãos públicos”, esclarece Leando Moura.

Pioneira, a Celepar é a primeira empresa pública de tecnologia do país, responsável por quase todas as soluções de tecnologias que rodam o Estado. “A Celepar muitas vezes participa de eventos, de patrocínios, para auxiliar a movimentar o ecossistema de inovações”, conta Leandro.

“É importante que a gente participe e mostre para o cidadão o que é a tecnologia, no que ela impacta. É importante a participação porque conseguimos, muitas vezes, mostrar qual é a importância da tecnologia na vida do cidadão”, afirma Leandro.

O presidente da Celepar reforça que a intenção é desburocratizar a máquina pública. A empresa conta com um estande no Show Rural Digital, aberto para que todos conheçam mais sobre o trabalho da Celepar e as pessoas por trás da inovação tecnológica trazida por eles.

Legenda: O diretor-presidente da Celepar, Leandro Moura

Crédito: Assessoria