Sustentabilidade e tecnologia em formulação são foco da ADAMA no Show Rural Coopavel 2023

Cultivares

03/02/2023

Publicado por Jean Paterno

Empresa é pioneira em tecnologia em formulação e com soluções cada vez mais completas Crédito: Assessoria

A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, traz neste ano para o Show Rural Coopavel, que acontece de 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel (PR), seu posicionamento, cada vez mais forte, em sustentabilidade, sob o guarda-chuva ADAMA C.U.I.D.A. (Compromisso pelo Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas). Entre as novidades estão o lançamento do fungicida Almada®, voltado para a cultura da soja e com tecnologia T.O.V., formulação exclusiva da ADAMA, minitreinamento técnico em tecnologia de aplicação, que faz parte de seu programa ADAMA C.U.I.D.A no Campo, além do lançamento do gibi As Aventuras de Adam, ação voltada ao público infantil urbano e rural.
 

Com mais de 10 novas soluções lançadas nos últimos três anos no Brasil, a ADAMA tem a Formulação como um dos cinco pilares estratégicos de negócio e é referência quando o assunto é inovação, com produtos que são campeões de produtividade e com mais sustentabilidade. No Show Rural Coopavel deste ano, a companhia lança Almada®um potente fungicida para o controle das principais doenças na cultura da soja, como ferrugem-asiática, antracnose, oídio, crestamento foliar e mancha-alvo. A combinação inteligente de três ingredientes ativos confere qualidade e alta eficiência ao produto, que entrega ao mercado uma solução com amplo espectro de controle das principais doenças que têm preocupado os sojicultores nas últimas safras.
 

Almada® chega exclusivamente para o mercado da região Sul do Brasil, onde o uso de fungicidas à base de carboxamida é hoje fundamental para a construção de programas fungicidas eficientes na soja, e traz a comodidade da formulação T.O.V., tecnologia exclusiva ADAMA, pronta para uso e que evita a mistura em tanque. “Este é mais um lançamento que vem ao encontro da demanda do campo, ou seja, dos desafios que escutamos dos produtores e trazemos para dentro da companhia para estudarmos e desenvolvermos soluções para entregarmos o que eles precisam. Isso faz parte da nossa promessa de marca, já bem conhecida, de Escutar, Entender e Entregar (Listen, Learn, Deliver)”, afirma o engenheiro agrônomo Eduardo Martinez, gerente de Produto (Fungicidas) da ADAMA.
 

Empresa pioneira em tecnologia em formulação e com soluções cada vez mais completas, a ADAMA tem se preocupado em entregar ao mercado produtos exclusivos, de fácil manuseio e aplicação e que, principalmente, contribuem para a sustentabilidade dos cultivos. “Desenvolvemos nossas soluções de maneira customizada, pois entendemos que a dinâmica das doenças ocorre de forma distinta entre as regiões do Brasil, por isso trazemos produtos cada vez mais efetivos e sustentáveis. Nosso objetivo é auxiliar o agricultor para um controle cada vez mais assertivo de doenças, otimizando as aplicações e agindo também no manejo anti-resistência”, completa Martinez. A solução ainda simplifica a operação, uma vez que elimina o processo de mistura em tanque com o mancozebe, preservando a segurança do aplicador, destaca o engenheiro agrônomo.
 

Universo Bom de Soja
 

Junto ao lançamento de Almada®, a ADAMA levará ao evento todo seu portfólio de fungicidas voltado à cultura da soja, que será apresentado aos produtores por meio de experiência 3D, como Armero®e Across®. “Com óculos de realidade virtual, os visitantes poderão conferir de forma didática os benefícios dessa combinação inteligente que a ADAMA vem entregando aos agricultores. Nosso portfólio é o único que permite a rotação de oito ativos fundamentais para a cultura da soja”, explica Martinez.
 

Outra solução que será levada ao Show Rural Coopavel é o Apresa®, herbicida pré-emergente lançado recentemente pela companhia e que possui uma combinação exclusiva de ingredientes ativos, proporcionando alta eficácia e segurança para o produtor. “O foco principal do produto é a cultura da soja, cada vez mais vulnerável ao capim-amargoso e capim-pé-de-galinha, que prejudicam o desenvolvimento adequado da lavoura e precisam ser manejados antes mesmo de aparecerem. Teremos um cilindro holográfico na feira apresentando toda a ação de Apresa® aos visitantes”, conta João Ibelli, gerente de Produto (Herbicidas) da companhia.

Estande com foco em ESG
 

Com área total de estande de 30x50m e dois espaços construídos de 20x10m e 10x10m, a ADAMA terá metade de sua área destinada ao programa de sustentabilidade ADAMA C.U.I.D.A. (Compromisso pelo Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas), plataforma que reúne os compromissos da ADAMA com a sustentabilidade e agrupa as iniciativas da companhia nos 3 pilares: econômico, ambiental e social. No pilar econômico (Cuida da Lavoura), a empresa entende que uma lavoura produtiva requer o manejo adequado e as melhores práticas de tecnologia de aplicação. No pilar ambiental, cuida do Solo, que é onde tudo começa. No pilar social (Cuida de Você), adota e difunde as melhores práticas para o uso e aplicação de defensivos agrícolas, contribuímos para a boa saúde do agricultor e do consumidor final.
 

Dentre as ações voltadas ao tema, estão minitreinamento de produtores em parceria com a AgroEfetiva, empresa especializada em tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, com foco no diferencial da formulação T.O.V. e nas boas práticas para o uso de defensivos. Terão destaque especialmente os temas relacionados à sequência correta de mistura de produtos em tanque, escolha das pontas adequadas de pulverização para evitar deriva de herbicidas.
 

Com o programa ADAMA C.U.I.D.A. no Campo, a ADAMA vem intensificando o número de treinamentos neste ano. “Com a meta de alcançar 15 mil agricultores e consultores em treinamentos e apresentações sobre boas práticas no uso de defensivos em 2023, queremos também demonstrar nas feiras a importância do uso inteligente de defensivos, contribuindo para o melhor aproveitamento das nossas soluções, evitando desperdício e deixando todo o negócio mais sustentável”, diz Lydia Damian, líder em Sustentabilidade da ADAMA no Brasil.