Show Rural Pecuário
Impulso Day traz inúmeras novidades à pecuária terça, 15
Pecuaristas, produtores rurais, técnicos e interessados nos temas das pecuárias de corte e leite são convidados a participar, gratuitamente, de mais uma edição do Impulso Day. O evento técnico está agendado para terça-feira, 15, a partir das 9h, no Espaço Impulso, hub de inovação para o agro mantido em parceria pela Coopavel e Itaipu Parquetec. “Teremos um dia repleto de novidades e informações sobre tendências, tecnologia e soluções voltadas para a pecuária”, acentua o coordenador de Inovação da Coopavel, Kleberson Angelossi. O Impulso Day é uma das atividades da cooperativa integrantes do Pacto pela Inovação, agendado para o período de 14 a 19 de outubro (segunda-feira a sábado) com a finalidade de estimular ações pelo fortalecimento da cultura da inovação. A ação é da Fundetec e Iguassu Valley e parceiros. Palestras A abertura oficial do Impulso Day será feita pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e pelo coordenador do Centro de Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Wilmar Ribeiro Jr.. A primeira palestra, às 9h15, será sobre Produtor rural 4.0: desafios e oportunidades com o professor Hélio Gomes de Carvalho. Depois, o assunto será Tecnologias nas rações Coopavel: potencializando o lucro do produtor, com João Pedro Winckler. Gerenciamento financeiro da propriedade leiteira, com Volmir Pagno, vai ser o assunto abordado a partir das 10h15. Em seguida, às 11h, Gilson Sebastião Dias falará sobre Estratégias de utilização para diminuir o estresse térmico de vacas leiteira e então, às 11h45, Maurício Kusbick da Rosa discorrerá sobre Sustentabilidade no agronegócio: transformando desafios em oportunidades. À tarde, as primeiras atividades serão às 13h10, com os temas Soluções tecnológicas para o desenvolvimento da produção leiteira – boas práticas na prática – e Soluções tecnológicas para a qualificação da produção pecuária de corte, com o especialista Matheus Magalhães. Às 13h30, Juliana Salomão abordará o assunto Manejo e utilização do trigo como alternativa forrageira; às 14h15 Frederico Damaceno falará sobre Vaca roxa e gestão técnica financeira da propriedade: 14h30 Lucas Groth abordará sobre Saúde dos cascos e impacto na produção de leite: 15h15 Guilherme Legnani Galan apresentará o tema Maximizando o potencial da fazenda com a Jetbov e às 15h30 Thomer Durman abordará o assunto Atualizações na gestão de micotoxinas em bovinos. A realização do Impulso Day Bovinocultura de Corte e Leite é do Espaço Impulso, Rações Coopavel, Show Rural, Itaipu Parquetec e Coopavel. O apoio vem do Sebrae, Iguassu Valley e Pacto pela Inovação. Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/8DjKdvY567ZxMwU49 .
Show Rural de Inverno: Coordenadores e parceiros alinham últimos detalhes à 5ª edição
Legenda: Dilvo e Rizzardi coordenaram reunião na manhã desta segunda-feira Crédito: Assessoria Coordenadores de área e representantes das empresas expositoras estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 19, para definir os últimos ajustes da quinta edição do Show Rural Coopavel de Inverno. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente Dilvo Grolli e pelo coordenador geral Rogério Rizzardi. O evento técnico destinado às culturas de inverno, principalmente ao trigo, será realizado de 27 a 29 de agosto, sempre a partir das 8h30. Acesso ao parque e ao estacionamento são gratuitos. O responsável de cada setor informou sobre preparativos e atrações reservadas para a edição de inverno. O Espaço Impulso, gerido pela Coopavel em parceria com o Itaipu Parquetec, terá uma extensa programação voltada à inovação. Serão realizadas palestras, apresentação de cases e também oficinas para acadêmicos, além de cessão de espaço para a Câmara Técnica de Tecnologia do POD, o Programa Oeste em Desenvolvimento. A Cooperelas vai recepcionar mulheres cooperadas diariamente e também terá uma palestra especialmente dirigida a elas. Uma das atrações será o Congresso Paranaense de Agricultura de Baixo Carbono, com atividades nos três dias. A programação é organizada pela Areac (Associação Regional de Engenheiros Agronômos) e outros parceiros. O IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) estará presente com a apresentação de cultivares de trigo, triticale, aveia e plantas de cobertura. Uma das novidades será a Vitrine Tecnológica destinada a agricultores familiares. O evento é tradição e sucesso na edição de verão e acontecerá pela primeira vez na de inverno. A Vital, como é conhecida, resulta de trabalho envolvendo 14 parceiros. As empresas vão apresentar inúmeras novidades, principalmente em cultivares de trigo, de itens de nutrição animal, e lançamentos de pré-emergentes, herbicidas, bioinsumos, entre outros. Elas também trarão informações sobre manejo, saúde do solo, manejo de doenças do trigo, tecnologias de pré-carbono e uso de hormônios para a germinação do trigo. Pela primeira vez na edição de inverno, a Coopavel estará presente com todas as indústrias do seu portfólio, entre elas de fertilizantes, rações, sementes, bioinsumos, produtos de higiene e limpeza e fertilizantes foliares. Os expositores As empresas que estarão presentes na quinta edição, são as seguintes: Adama, Basf, Bayer, Bionat, Biotrigo, Biotrop, Corteva, FMC, Ihara, OR Sementes, Sumitomo, Raix, Syngenta, IDR-PR, Embrapa, DMS Tortuga, Cargill/Nutron, Agroceres, Alltech, Laboratório Prado, Itaipu Parquetec, Sebrae, Agromobility, Alltech, Cargill e Sumitomo (essas três também no Espaço Impulso), ADS Drones, Coopersystem, Eemovel, Fienile, Radek Systems, Tecexpert, Grupo PPG Educação, Claro, Magnólia, Vitrine Agroecológica, Nutriagro, Biocoop, CoopClean, Sementes Coopavel, Fertilizantes Coopavel e Rações Coopavel.
Coopavel apresenta melhor de sua indústria de fertilizantes no 5º Show Rural de Inverno
Legenda: Helio é gerente da Indústria de Fertilizantes da Coopavel Crédito: Assessoria Show Rural Coopavel de Inverno será realizado, em sua quinta edição, de 27 a 29 de agosto, no parque tecnológico da cooperativa em Cascavel, no Oeste do Paraná. Acesso ao evento técnico e uso de estacionamento são gratuitos A Indústria de Fertilizantes da Coopavel apresentará durante o 5º Show Rural de Inverno o que há de melhor em tecnologias ao setor, tanto na linha Premium quanto na tecnologia Super Premium. “Apresentaremos aos visitantes propostas de adubação capazes de entregar a nutrição equilibrada da cultura do trigo, de modo que as cultivares utilizadas na produção de sementes e em lavouras comerciais possam expressar o máximo potencial genético construído pelo melhoramento genético, resultando em altas produtividades no campo com qualidade de grãos”, informa o gerente da unidade, Helio Sebold. As tecnologias que serão apresentadas são o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de mais de 30 anos, segundo Helio, criando formulações que carregam em sua composição as melhores tecnologias por meio da combinação de matérias-primas de alta qualidade. Tudo isso com a utilização de um processo industrial moderno garantindo precisão nas dosagens e uniformidade na granulometria dos produtos. A utilização dos Fertilizantes Coopavel traz inúmeros benefícios ao produtor rural, conforme Helio. Entre eles, estão: garantia de correto fornecimento de macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e enxofre) presentes na linha Premium, e macronutrientes (já citados acima), com a adição de micronutrientes (boro, cobre, manganês e zinco), que compõem a linha Super Premium, resultando em formulações completas para suprir a necessidade das plantas. Com isso, proporcionam-se condições de estabelecer desenvolvimento vegetativo vigoroso e condições para que as cultivares possam levar a colheitas acima de cinco mil quilos por hectare do ponto de vista nutricional, conferindo maior produtividade e rentabilidade ao produtor rural. Trigo e solo “Na linha de fertilizantes de base utilizados para o plantio das culturas, estaremos abordando também a importância do trigo para a melhoria da fertilidade do solo por meio da reposição dos teores de cálcio e enxofre, com composições específicas enriquecidas com enxofre (de liberação controlada ao longo do ciclo da cultura) e cálcio (de maior solubilidade proveniente de conchas e algas marinhas). Na linha de fertilizantes de cobertura, conforme Helio Sebold, a indústria da Coopavel abordará também sobre a importância da adubação nitrogenada em cereais de inverno mirando altas produtividades com a utilização de fontes de nitrogênio protegidas, a fim de minimizar perdas e melhorar o aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, conferindo, consequentemente, maior resposta em produtividade. --
Novo ambiente vai ser integrado ao 5º Show Rural Coopavel de Inverno
Legenda: Layout de como os pavilhões ficarão depois de revitalizadosCrédito: Ilustração Uma nova estrutura física vai ser incorporada às atrações da quinta edição do Show Rural Coopavel de Inverno, agendada para 27 a 29 de agosto, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Com 42 empresas expositoras, o evento se consolida como o maior palco brasileiro para a apresentação de novidades para o trigo e para as culturas indicadas para os meses de baixas temperaturas. O novo ambiente é composto por quatro pavilhões de 400 metros quadrados cada. Eles recebem novo layout com destaque para a ampla fachada nas cores branco e vermelho. O pavilhão 1 vai abrigar indústrias do portfólio da Coopavel, como Sementes Coopavel, Rações Coopavel, Nutriagro, Coopclean, Biocoop, além da Credicoopavel, a Cooperativa de Crédito Rural da cooperativa. Além de ambientes físicos para a apresentação e demonstração de soluções e produtos desenvolvidos para potencializar resultados principalmente do trigo, as indústrias da Coopavel terão parcelas para apresentar resultados na prática. Técnicos especializados vão recepcionar visitantes, repassar detalhes das tecnologias apresentadas e esclarecer dúvidas, observa o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi. Empresas As empresas que estarão no 5º Show Rural de Inverno, serão: Adama, Basf, Bayer, Bionat, Biotrigo, Biotrop, Corteva, FMC, Ihara, OR Sementes, Sumitomo, Raix, Syngenta, IDR-PR, Embrapa, DMS Tortuga, Cargil/Nutron, Agroceres, Alltech, Laboratório Prado, Parque Tecnológico Itaipu, Sebrae, Agromobility, Alltech, Cargill e Sumitomo (essas três também no Espaço Impulso), ADS Drones, Coopersystem, Eemovel, Fienile, Radek Systems, Tecexpert, Grupo PPG Educação, Claro, Magnólia, Vitrine Agroecológica, Nutriagro, Biocoop, CoopClean, Sementes Coopavel, Fertilizantes Coopavel e Rações Coopavel. A abertura dos portões aos visitantes, diariamente, ocorrerá às 8h30. O acesso ao parque e ao estacionamento serão gratuitos. O evento vai receber caravanas de produtores rurais de vários municípios do Paraná, principalmente da área de cobertura da Coopavel no Oeste e Sudoeste do Estado. Legenda: Inúmeras novidades poderão ser vistas em ambientes integrados ao evento técnico de inverno
Ciclo produtivo na pecuária de leite será novidade no Show Rural de Inverno
Legenda: A zootecnista Josiane Mangoni, supervisora da área Pecuária da CoopavelCrédito: Assessoria A pecuária de leite vai ganhar espaço no Show Rural Coopavel de Inverno, um dos principais palcos brasileiros para culturas indicadas para os meses frios do ano. O setor de Fomento à Pecuária estará à frente de dois workshops preparados para mostrar o ciclo produtivo de uma bezerra até se tornar uma vaca em lactação.A supervisora da área Pecuária da Coopavel, a zootecnista Josiane Mangoni, informa que os visitantes terão acesso a informações importantes sobre a correta nutrição para cada fase dos animais, potencializando ao máximo os resultados. “Quem participar dos dois workshops verá detalhadamente a linha do tempo de uma vaca em produção, desde o nascimento até o início da lactação”.No primeiro momento, no workshop da manhã, com início às 9h e duração de 50 minutos, os pecuaristas serão informados sobre nutrições líquida e sólida para bezerras e novilhas. “Serão apresentadas todas as opções disponíveis de ração para o desenvolvimento e precocidade das novilhas”, destaca Josiane, observando que o objetivo desse trabalho é demonstrar como desenvolver corretamente uma bezerra para que se torne uma vaca de alto desempenho.Durante o primeiro workshop, os visitantes aprenderão sobre o manejo da diluição do sucedâneo do leite (leite em pó), a melhor temperatura da água para diluição, a recomendada densidade e qual volume deve ser fornecido de acordo com o peso da bezerra. Os conteúdos serão repassados, pela manhã e à tarde, para grupo de até 50 pessoas. “Estamos animados com essa novidade, porque a pecuária de leite é uma atividade das mais relevantes principalmente para as pequenas propriedades rurais”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.Na segunda etapa, com início às 13h30, o workshop trabalhará nutrição de vacas em lactação. “Vamos abordar como equilibrar a dieta desses animais de acordo com a sua produção, importância da qualidade dos ingredientes, como silagem e outros volumosos, e também demonstrar a variedade de rações que a Coopavel oferece em seu portfólio para otimizar a produção de leite”, explica Josiane, que é mestre em Produção Sustentável e Saúde Animal. Quem participar dos workshops terá acesso a amostras de produtos que a cooperativa disponibiliza à nutrição de bovinos de leite.Durante a programação da área pecuária, nos três dias da edição de inverno do Show Rural, haverá também o compartilhamento de informações de bons resultados no campo, comprovando a eficácia das rações Coopavel. “Esperamos que, com as orientações que receberão, os pecuaristas consigam alcançar o máximo desempenho de seus plantéis”, conforme Josiane. O eventoO Show Rural Coopavel de Inverno, em sua quinta edição, será realizado de 27 a 29 de agosto, no parque tecnológico da cooperativa, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Os portões serão abertos, diariamente, às 8h30. O acesso ao parque e o uso de vagas do estacionamento serão gratuitos.
Com 391 mil visitantes e R$ 6,1 bi em negócios, 36º Show Rural bate recordes
Legenda: Dilvo e Rogério com os coordenadores do 36º Show RuralCrédito: Assessoria A 36ª edição do Show Rural Coopavel entra para a história como a maior já realizada. O presidente Dilvo Grolli anunciou na tarde desta sexta-feira, 9, os números finais do evento iniciado na segunda-feira: 391.316 visitantes passaram pelo centro tecnológico da cooperativa nos cinco dias e o volume comercializado pelos 600 expositores alcançou R$ 6,1 bilhões. O público desta sexta foi de 58.216 pessoas. Em 2023, o Show Rural recebeu 384.022 visitantes. “Esse é o maior número da história do Show Rural, que começou em 1989 com apenas 110 visitantes. Esse é o resultado do planejamento e da união de uma equipe comprometida e que quer o melhor para um evento que dissemina inovações para o campo produzir mais, melhor e com sustentabilidade”, afirma Dilvo, agradecendo a todos que, de uma forma ou outra, contribuíram para que o evento acontecesse. Neste ano, houve recorde também de tecnologias apresentadas para as mais diversas áreas da cadeia do agronegócio. “Cento e sessenta empresas de inovação e startups participaram do Show Rural Digital, mostrando o quanto essa conexão da tecnologia com o campo é forte e inseparável”. Realizar um evento com essa amplitude exige amor, dedicação, trabalho duro e muita persistência, complementa o coordenador geral, o agrônomo Rogério Rizzardi. A edição de 2025 já tem data para acontecer: 10 a 14 de fevereiro. A missa de abertura será no dia 9 de fevereiro.
36º Show Rural Coopavel vai mostrar o sistema da pecuária de alto rendimento
Legenda: Dez raças de bovinos serão atração durante o evento Crédito: Assessoria Pecuaristas que visitarem o 36º Show Rural Coopavel, de segunda a sexta-feira, 5 a 9, poderão conhecer o funcionamento de um método revolucionário para a pecuária de corte no Brasil. O Projeto Lavoura de Carne resulta de parceria da Tortuga e DSM/Firmenich e foi originalmente mostrado em Cascavel, com ótima repercussão, durante a quarta edição do Show Rural Coopavel de Inverno, em agosto de 2023. Na ocasião, o médico veterinário Eduardo Madruga, considerado o maior especialista nessa técnica no País, disse que a Lavoura de Carne passa a ser uma necessidade e não uma opção aos criadores de bovinos. Para que a atividade alcance bons resultados ela deve ser gerida nos mesmos moldes de uma lavoura de grãos. “É preciso investir em todas as etapas, cuidadosamente, por obter o melhor desempenho e retorno”, orientou Madruga. Para contar com os benefícios da pecuária de alta performance, o criador precisa investir em produtividade. O projeto Lavoura de Carne, que o Show Rural Coopavel mostra na prática inicialmente em uma área de meio hectare, com oito animais e ocupada com milheto, observa os conceitos da agricultura de precisão, focando em produtividades elevadas e performances individuais por hectare ou alqueire. A finalidade é chegar no fim do ciclo com mais lucro, maior margem líquida e sustentabilidade. O ano todo O médico veterinário Augusto Mezzon informa que a ideia é, a exemplo do que já acontece com o CTA (Centro de Tecnologia em Avicultura), inaugurado na área do Show Rural em fevereiro de 2023, ter um ambiente destinado a treinamentos sobre pecuária durante o ano todo. “Estamos amadurecendo pontos da parceria, a fim de que o projeto funcione de forma ininterrupta, capacitando assim técnicos e pecuaristas e melhorando a performance da atividade em toda a região”. Um dos aspectos ressaltados por Madruga, e que incentiva a parceria no Lavoura de Carne, é que o Oeste do Paraná, diante de sua genética animal avançada e fertilidade do solo, reúne todas as condições para a expansão e o êxito desse projeto. O veterinário informou que nos projetos que acompanha a lucratividade média é de 28% a 35% na terminação e entre 60% e 66% na recria. O sucesso da técnica está associado também à análise de solo e correção, uso de sementes de qualidade, suplementação com foco no desempenho e medição com monitoramento e resultado. Genética Embora apenas em seu sétimo ano, a área de pecuária do Show Rural já contribui com o melhoramento genético de plantéis de várias regiões. Há venda de animais de alto valor genético entre criador e comprador sem pagamento de comissão à organizadora. Quinze raças são apresentadas com mais de 180 animais de argola e mais de 150 para venda. Ovinos Parceria com a Ovinopar trará novamente as melhores raças de ovinos criadas no Estado. Durante o Show Rural será realizada a primeira etapa do ranking Paraná, que destaca o melhor em genética de várias raças. Augusto lembra que os trabalhos do setor pecuário começam bem antes da abertura dos portões aos visitantes. “Precisamos, entre outras coisas, preparar os alimentos para os animais com base em pré-secados de aveia e milho”. No complexo há espaços também para a apresentação de novidades em tecnologias de parceiros e da própria Coopavel, além da realização de palestras e treinamentos.
Brangus estreia projeto itinerante no Show Rural
Legenda: Paraná foi estado escolhido para receber primeira edição do Radar Brangus Crédito: Assessoria A Associação Brasileira de Brangus promoverá, durante o Show Rural Coopavel 2024, em Cascavel (PR), a primeira edição do Radar Brangus. A estreia do evento itinerante será no dia 6 de fevereiro na sala da Unicoop no Parque do Show Rural Coopavel (BR 277 - KM 577), a partir das 9h. O encontro será seguido de degustação de carne com associados no estande da Brangus. O objetivo da iniciativa é reunir criadores e técnicos para escuta e diálogo sobre necessidades e demandas, bem como para bate-papo e troca de experiências. “Esperamos que seja um momento de grande enriquecimento técnico para os pecuaristas e que, a partir das conversas que tivermos, possamos, juntos, trabalhar com a expansão da genética Brangus em território nacional”, aponta Cacaio Osório, presidente da ABB. A programação da associação ainda inclui Tarde de Campo na Cabanha Boitatá, em Lindoeste (PR). Comandada por Antonio Celso de Oliveira Figueiredo, a propriedade receberá branguistas da região para um bate-papo técnico sobre a raça no dia 5 de fevereiro, às 15h. “É motivo de muita honra para nós, do Brangus Boitatá, recebermos em nossa casa a diretoria da Brangus, bem como os criadores da raça, durante o advento do Show Rural Coopavel. Vemos nesta iniciativa uma louvável intenção de aproximação da entidade com o associado, na medida em que busca conhecer o seu dia a dia, suas dificuldades e anseios”, afirma Figueiredo. O estande da ABB, que conta com a parceria da Associação Brasileira de Angus, do Programa Carne Angus Certificada, do Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná e da Padrão Beef Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Carnes, estará aberto ao longo da feira para receber criadores e usuários de Brangus para intercâmbio de informações. “Nossa equipe técnica, diretoria e executivo estarão presente na Coopavel para falar sobre essa raça forte que tanto cresce no Brasil. Estarei pela primeira vez na feira para tratar sobre o Brangus+, programa de avaliação genética da associação”, assegura Ândrea Plotzki Reis, coordenadora de projetos técnicos da ABB. Confira a programação: 5 de fevereiro (segunda-feira)15h - Tarde de Campo na Cabanha Boitatá, em Lindoeste (PR) 6 de fevereiro (terça-feira)9h - Radar Brangus - sala da Unicoop na Coopavel11h30min - Degustação de carne - estande da Brangus na Coopavel Crédito da foto: Gustavo Rafael
Melhores avicultores e suinocultores vão ser premiados no 36º Show Rural
Legenda: Avicultura é uma das principais atividades rurais do Oeste do ParanáCrédito: Assessoria Na segunda-feira, 5, acontecerá a premiação dos melhores produtores de aves e extensionista em conversão alimentar da Coopavel no exercício de 2023. A cerimônia contará com a presença de autoridades dos setores agrícola e sanitário e acontecerá às 10h no estande do IDR-PR, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Em primeiro como melhores produtores ficaram Arlindo e Altevir Ferneda, de Guaraniaçu, em segundo Jacenir da Silva, de Três Barras do Paraná, em terceiro Nelir dos Santos Sementino, de Santa Lúcia, em quarto Adilson José Neis, Catanduvas, e em quinto Thiago Salvatti, de Cascavel. A melhor extensionista (conversão alimentar ajustada) de 2023 foi Elaine da Silva de Moraes. Influenza aviária Durante toda a semana do Show Rural, o CTA (Centro Tecnológico em Avicultura) vai apresentar informações e palestras sobre a Influenza Aviária. O tema foi definido em parceria pela Coopavel, Adapar (Agência de Defesa Sanitária do Paraná) e Ministério da Agricultura e Pecuária. “Estamos muito animados com essa parceria e convidamos os produtores a participar e a conhecer mais sobre assuntos relevantes sobre sanidade”, reforça o presidente da Adapar, Otamir César Martins. Suinocultura Os melhores da suinocultura da Coopavel, em 2023, serão premiados em evento na quinta-feira, 8. A confirmação dos cinco melhores e a entrega da premiação será às 14h no setor da pecuária com a presença de diretores da área de Fomento de Suínos da cooperativa, autoridades e convidados. O casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, ficou em primeiro lugar; Ilair Alves de Morais, Matelândia, em segundo, Edgar Koning, de Toledo, em terceiro, Bruno Miguel Arenhart, de Cascavel, em quarto e Edinaldo Dufek/Debora Cristina Domiciano, de Corbélia, ficaram em quinto lugar. O resultado do primeiro colocado foi de 1,769 (melhor lote de 2023) – a média do ano foi de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%. O evento A 36ª edição do Show Rural Coopavel será de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Neste ano, serão 600 expositores e expectativa de público superior a 300 mil pessoas. A estimativa de comercialização, nos cinco dias do evento, é de R$ 5,5 bilhões. O Show Rural é um dos poucos eventos técnicos do campo no Brasil que não cobram entrada dos visitantes nem o estacionamento.
Show Rural é vitrine para a ovinocultura do Paraná
Legenda: Os ovinos da raça Dorper têm origem sul-africana e podem chegar a 33 quilos em período de 100 a 130 diasCrédito: Divulgação Uma das importantes vitrines da ovinocultura do Paraná, com potencial para contribuir regionalmente com a expansão de uma atividade praticada há muitos anos em várias regiões do Sul e do Brasil. É assim que define a participação da Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos) na 36ª edição do Show Rural, o presidente da entidade Pedro Rocha de Abreu Filho. A Ovinopar vai participar, de 5 a 9 de fevereiro, pela terceira vez de um evento que desde 2016 abre espaço nobre para o melhor da genética pecuária de bovinos. “A parceria com a Associação de Criadores de Ovinos traz a Cascavel o melhor de raças consagradas e que tem tudo para estabelecer aqui uma região emergente para essa atividade econômica”, observa o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Pedro informa que nessa edição serão dez raças presentes. São elas: Dorper, White dorper, Texel, Ilê de France, Poll Dorset, Suffolk, Texel NC, Santa Inês, Hampisheire Down e East Frisian. Quinze criadores, alguns dos maiores e mais renomados do Estado, estarão participando, diz o presidente da Ovinopar, animado com as possibilidades que o terceiro ano dessa parceria com o Show Rural, que é referência para o agro no mundo, traz ao segmento. Durante a 36ª edição, a área de ovinos realizará o ranking paranaense e também o ranking da Abcdorper para as raças Dorper e White dorper. O setor de pecuária da feira conta com uma das melhores estruturas físicas para eventos similares em todo o Brasil. “Convidamos todos a participar e a prestigiar o melhor da genética de ovinos e também de bovinos”, reforça o médico veterinário do Fomento Pecuário da Coopavel, Augusto Mezzom.