Cozinha Criativa evita desperdício de alimentos

Por Osires Junior

Show Rural
Cozinha Criativa da EMATER ensina combate ao desperdício

 

Em média, cada pessoa tem R$323 de perda financeira por ano com alimentos que são desperdiçados das mais diversas formas. Por isso, o combate ao desperdício de alimentos ganhou um espaço especial na área da EMATER no Show Rural 2020.

Os visitantes poderão acessar uma área que vai levar à reflexão sobre os alimentos desperdiçados e, principalmente, aprenderem formas de evitar a perda de alimentos com sugestões de receitas e dicas de armazenamento.

“A perda já começa na produção, passando pelo transporte e chegando até o mercado. Porém, perdemos muito dentro de casa, seja pela compra exagerada de alimentos que acabam não sendo utilizados, seja pelo não reaproveitamento de alimentos de uma para outra refeição”, ressalta a técnica da EMATER, Jussara Walkowicz.

Entre os principais alimentos mais jogados fora pela população estão arroz, feijão e carnes.

“São alimentos que podem ser aproveitados nas mais diversas receitas. É isso que queremos mostrar para as pessoas. Para evitar o desperdício também é necessário ser criativo na cozinha”, aponta Jussara.

O combate ao desperdício é um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, que também passa pela preservação da água.

“Temos uma excelente qualidade de água em nossas casas, mas jogamos fora cerca de 37% da água tratada. Precisamos chamar a atenção para isso e combater o desperdício”, aponta Jussara.

EMATER no Show Rural 2020
JR Assessoria de Imprensa
Jorn. Resp.: Osires Junior
Atendimento (45)99944-8281

 

Banco do Brasil Caixa Governo Federal